Olá, gente! Tudo bem com vocês? Hoje eu trouxe um resumão de um evento que aconteceu domingo, dia 11, aqui em Porto Alegre: o AnimeFan!
O AnimeFan é um evento de cultura pop oriental e geek voltado ao público jovem. Inspirado nos grandes eventos geeks americanos, por lá rolam concursos de cosplay, palestra de dubladores e youtubers, show de bandas e cantores famosos, shows de dança de kpop, espaços de fã-clubes temáticos, além de lojinhas vendendo produtos relacionados a cultura nerd.
Essa edição foi em comemoração aos 30 anos de Dragon Ball e rolou muita coisa legal relacionado ao tema.
Dragon Ball é uma das séries de anime e mangá mais populares e influentes de todos os tempos. Criado por Akira Toriyama, a narrativa possui 42 volumes de mangá e 512 capítulos de anime baseados no primeiro. Sem contar os filmes e edições mais recentes revisadas. Ela conta a história de toda a vida de Son Goku e sua busca pelas Esferas do Dragão.
Te joga aí e vem ver o que rolou! 😉
PALCO TÉRREO
PALESTRA – SOBREVIVÊNCIA APOCALIPSE ZUMBI
Miguel deu ótimas dicas de como sobreviver enquanto o mundo encontra-se em estado de calamidade total.
(Vocês se interessam por apocalipse, zumbis, essas coisas? Trago como dica o Apocalipse Amanhã, uma coletânea de contos escritos por mim que retrata Porto Alegre em um caos completo e repleto de zumbis!)
PALCO SECUNDÁRIO
ENTREVISTA – ANÍSIO MELLO JÚNIOR
Anísio de Mello Júnior é cantor, produtor, compositor e contrabaixista, versionista de desenhos e animes como Dragon Ball, Dragon Ball Z, Megaman e muitos outros.
Na entrevista, Anísio falou que para fazer as versões das letras em português ele contribuí da forma que o coração dele manda, não sendo difícil passar a ideia do anime na versão que produziu pois todas as vezes ele se apoiou em materiais traduzidos do japonês e do espanhol.
Anísio também comentou sobre o Projeto Anime Voices Brasil (canal deles aqui). É um projeto bem bacana que reúne vários cantores e produtores das anime songs brasileiras para interpretar as canções em estilo JAM Project gerando vídeos de colaborações muito legais. Ele comentou que o grupo não se apresenta em muitos festivais porque trazer os músicos nesse tipo de evento é sempre muito caro para as produtoras. O que deixa todo mundo bem triste. Mas ele disse que o projeto continua firme pelo Youtube. (que bom, né!)
PALCO PRINCIPAL
DUBLADORA – TÂNIA GAIDARJI
Mais conhecida pelo seu trabalho de Bulma, a atriz, locutora e dubladora Tânia Gaidarji deu um show de simpatia e animação para público.
Ela comentou sobre os seus 23 anos de trabalho com dublagens e afins.
Tânia também brincou de dublagem com duas Bulmas no palco. Além de chamar todos os cosplayers de DB para bater uma fotinho básica.
DUBLADORES – MELISSA GARCIA E E ALFREDO ROLLO
Melissa e Alfredo também falaram sobre suas carreiras e éticas de estúdios de gravação. Eles brincaram com os fãs fazendo as vozes de seus trabalhos mais conhecidos.
Melissa dubla desde os 17 anos e é conhecida em DB na voz de Videl.
Alfredo é diretor de dublagem e é conhecido em Dragon Ball Z na voz de Vegeta.
SHOW – AYU BRAZIL
Ayu Brazil é cantora no Youtube (canal dela aqui). Seu principal foco em seu canal é cantar músicas de animes e da Disney. Seu trabalho começou em 2013.
Ela preparou um repertório de peso para o AnimeFan, passando por openings de animes épicos como Haruka Kanata de AKFG até a música que a fez explodir na internet Livre estou de Frozen.
Ayu também trouxe ao palco seu ídolo Anísio Mello Júnior para cantar ao seu lado. Ana Völker, voz principal da Banda Onigattai, também cantou junto com Ayu.
SHOW – ONIGATTAI & ANÍSIO MELLO JÚNIOR
A Banda Onigattai faz show de anime songs e afins desde 2006. Só que desta vez eles estavam acompanhando Anísio Mello Júnior!
Foi uma ótima apresentação que fizeram os fãs ficarem bem satisfeitos com o repertório. Com toda a certeza foi um encontro e tanto para quem acompanha Onigattai e Anísio há tempos.
CONSIDERAÇÕES
De maneira geral, o evento estava bem organizado. Quando chegamos, perto do meio dia, não havia fila.
Achei o preço das coisas lá dentro, tanto de comida quanto de produtos como camisetas, toquinhas, etc, bem acessíveis.
Os stands e as atrações foram bem pensadas para que o frequentador conseguisse andar por todo o evento e ir descobrindo novas salas conforme se exploravam os andares.
Gostei também da ideia de ter colado o cronograma pelas paredes do evento. Quando ficávamos sem ter o que fazer, olhávamos o cronograma e descobríamos atrações para olhar. A única parte ruim é que não dá para se estar em dois lugares ao mesmo tempo, então perdemos momentos do evento por causa que os horários das atrações eram os mesmo.
Uma novidade, pelo menos para mim, muito legal foi o DanceFit Gaming que chamou a galera para dançar no Pump It Up, aquelas máquinas de simulação de dança. Nunca havia visto esse tipo de atração em um evento. Ideia muito bem bolada e por um precinho justo, R$5 , você tinha direito ao freepass para remexer os pezinhos.
Um ponto negativo, não para o evento e sim para a escola de arte e tecnologia Elemental. Simplesmente não havia nada no stand. Fiquei me perguntando o que será que era essa tal escola, pois eles eram apoiadores do evento.
Acho que é isso sobre o evento AnimeFan #4. Gostei bastante e eu só espero que fique cada vez melhor e que continuem com o lema de que o evento é feio de fã para fã porque isso ajuda muito na organização!
NÃO VÁ EMBORA!
Se você está procurando mais fotos, encontre-as neste link!
Também há algumas fotos do Concurso de Cosplay e das apresentações dos grupos de k-pop! Se diverte aí 😉
4 comments
Parabéns pela cobertura, bastante completa, além de disponibilizar informações extras (comentando sobre Projeto Anime Voices Brasil, ou os trabalhos dos dubladores).
O Nelson Jr. da Casa do Kame também foi outra atração desta edição pelo tema especial de Dragon Ball.
Sobre a Escola Elemental, infelizmente não puderam estar presentes, mas realmente foram apoiadores do evento, financiando parte das premiações dos concursos.
Olá, Matheus Jack.
Muito obrigada pelo comentário. Isso ajuda muito no crescimento do blog.
Sobre Nelson Júnior, gostaria muito de ter presenciado a sua palestra, mas infelizmente estava em outra atração.
Sobre a Escola Elemental, foi realmente uma pena não estarem presentes, mas sempre há um próximo evento. ^^
Abraços!
Olá, parabéns pelo blog e pelo post!
Gostei da forma como você cobriu o evento, uma postagem bem completa e recheada de imagens, mais uma vez devo parabenizá-la pelo ótimo trabalho!
Não fui no evento, mas posso garantir que só a palestrinha do Miguel já vale a entrada! (kkk é nóis Miguelito).
A propósito, já li o primeiro capítulo de Apocalipse Amanhã. Deixei um comment lá!
Abração!
Olá Wagner Weite Thomé.
Fico muito feliz de receber um feedback tão legal como esse.
Palestra do Miguel estava muito boa mesmo, pena que você perdeu, mas ainda bem que estamos aí para fazer um resumo de todo o evento! xD
Vou dar uma olhada no seu comment por lá no AA! 😉
Muito obrigada,
Abraços!