Review – Chroma Squad

Fala aí galera, tudo certo? Hoje vim trazer um review de um jogo beeeem legal: o Chroma Squad!

Mas como que cheguei nesse jogo? Bom, rolando pelo Facebook descobri o Super BR Bundle que é como um Humble Bundle de jogos brasileiros. O objetivo é comprar aqueles jogos por um preço bem mais em conta que o normal.

Adquiri então 15 jogos pelo preço de 1. Ou seja, Por R$19,99 consegui jogar games que só tinha ouvido falar. E parte do valor é convertido para doação de caridade. Interessante, né?

Comprando esse combo, você recebe uma key para liberar o jogo na Steam para jogar quando quiser. Além disso, você também ganha conteúdos extras de alguns jogos. No caso do Chroma Squad, ganhei uma HQ da história do game. O único fator ruim a respeito é que o conteúdo da HQ é todo em inglês.

Pretendo fazer um review de todos, contando mais sobre todas as experiências bacanas que tive com os jogos brasileiros. Quero ressaltar também que é bem importante apoiar essa atitude do Super BR Bundle, pois incentiva o nosso marcado e serve para mostrar que os pt-brs não estão aqui para fazer “joguinhos” não, heim!

Chroma Squad foi produzido por Behold Studio, um dos melhores estúdio de games que possuímos no nosso país. Fundado em 2009 e voltado apenas para a produção de jogos, criadores de Knights of Pen & Paper, um game que também nos apresenta a jogabilidade de RPG de mesa só que no virtual.

Lembrando que o texto contém spoilers que podem intervir no seu gameplay depois, certo?

E chega de enrolação! Bora conferir mais sobre o Chroma Squad? Vem!

O JOGO

Imagem retirada de Indie Mega Booth
Imagem retirada de Indie Mega Booth

Baseado nas séries de Power Rangers e com aquele gostinho de infância, o Chroma Squad conta a história de cinco dublês que largam a sua rotina sufocante com um diretor casca grossa para abrirem seu próprio estúdio de séries de tokusatsu do estilo super sentai. Nele você começa do zero com as questões burocráticas e cinematográficas: o lugar das gravações é emprestado, as armas são feitas de massinha de modelar e as roupas são de tecido barato.

Ele é um jogo de RPG tático por turnos que você pode combinar ataques entre as personagens para combater os grandes vilões do seriado, conquistando muitos fãs a cada novo episódio.

E claro, não poderia ter faltado os robôs e monstros gigantes para destruir os cenários com muitas explosões.

O jogo é em pixel art e está em português, tanto a interface como as legendas. Lembrando que se você resolver trocar de idioma no meio do jogo, é importante reiniciar o jogo para que todas as falas funcionem direitinho.

CONSIDERAÇÕES

Imagem retirada de Japanator
Imagem retirada de Japanator

Bem, eu nunca tinha experimentado um game tático tão divertido, redondo e engraçado como o Chroma Squad.

O interessante é que há duas linhas narrativas dentro do jogo: a externa sobre a vingança do ex diretor maluco que quer colocar os dublês para pagar caro por roubar suas ideias e a interna da série super sentai envolvendo o próprio esquadrão.

A Behold conseguiu superar minhas expectativas para um jogo individual. O único fator ruim foi a escolhas das personagens logo no começo. Eu ainda não sabia direito o que fazer com todas aquelas opções e como elas agregariam minha trajetória de jogo.

Ele simula a indústria do audiovisual com todas as características possíveis: comprar cenário, contratar atores, reciclagem de objetos, recebimento de críticas, contratação de publisher, problemas jurídicos, enfim, é realmente um RPG com muita tática e estratégia, ele te conquista com o fato de conquistar fãs aos poucos, com o feedback de personalidades da indústria de jogos e claro, com a sua pixel art graciosa, mas com uma trilha sonora que muitas vezes te incomoda depois de ouvir por muito tempo.

Aqui você vai encontrar links relacionados ao jogo:

Você já jogou o Chroma Squad? Jogou outro game da Behold Studios e achou legal? Algum outro jogo parecido? Diga o que achou aqui em baixo!

Por hoje é isso! Até mais!

Fernanda Batista
Fernanda Batista

2 comments

  1. Olá, muito boa a análise, parabéns!

    Sou um grande adepto dos TurnTactics, procuro sempre por jogos do estilo. Ainda não joguei este, mas ele me deixa bastante animado pela temática.

    Já dá pra ver que ele tem qualidade, o que reforça bastante a moral dos nossos criadores de jogos!

    Se arranjar tempo, com toda a certeza jogarei.

    Abraço!