Olá galera, tudo bem? Hoje vim falar de um evento muito legal que aconteceu nesse final de semana (30 e 31 de julho): o Potter Experience – O Mundo Mágico de Harry Potter em Porto Alegre!
Realizado pela Armada Hogwarts e pela Saraiva, o evento visava a abertura das caixas do livro Harry Potter and The Cursed Child e também comemorar o aniversário da diva e escritora J.K. Rowling. Além de contar com concursos de cosplay, exposições de itens do mundo bruxo, bate papo com convidados especiais e coral da UFRGS cantando músicas do filme!
Armada Hogwarts é um dos maiores fãs clubes do Brasil voltado ao mundo bruxo. Existente desde 2008, cinco potterheads administradores do fã-clube já realizaram cerca de cinquenta eventos por aí a fora.
Harry Potter and The Cursed Child é ~ de acordo com a J.K. Rowling, o último livro da vida de Harry Potter é para agradar os fãs ~ uma peça de teatro escrita por Jack Thorne e dirigida por John Tiffany. A história trata sobre Harry e seu filho Alvo Severo, tentando não viver na sombra do pai e tomando as suas próprias decisões. A Editora Rocco anunciou que Harry Potter e a Criança Amaldiçoada chega em português na pré-venda dia 16 de agosto. Como não tenho coragem de ler em inglês porque acho que posso perder alguma informação importante, só me resta esperar, né?
Infelizmente não consegui comparecer ao primeiro dia do evento, mas trago abaixo toda magia fantástica que consegui sentir no segundo dia. Bora conferir?
EXPOSIÇÃO
Quando cheguei fui direto para a exposição que acontecia dentro da loja da Saraiva. Peguei uma pequena fila, nada anormal para um evento desse nível.
Achei bem legal informarem que as pessoas não deveriam tocar nos objetos, mas que as fotos estavam liberadas. Então aproveitei.
Para entrar na exposição era necessário passar pelo portão. Não achei a referência dele. Se alguém souber me diga.
Achei a qualidade de impressão um pouco baixa, mas se você está empolgado para ver tudo que tem ali dentro nem vai perceber.
E logo na entrada a gente dava de cara com A MESA DE XADREZ DE BRUXO mais linda que existe!
E ao fundo a Fênix.
Também estavam presentes Aragog, J.K. Rowling, Dobby e Lord Voldemort.
Estava em exposição também varinhas e algumas horcruxes
Até versão em mandarim de Harry Potter e as Relíquias da Morte estava em exposição
Tinham muitas coisas legais para serem vistas na exposição. Pena que algumas fotos ficam ruim. Acho que era porque estava muito animada e saí que nem uma louca fotografando tudo.
BATE-PAPO COM CONVIDADOS
Aqui os potterheads coparticiparam de um bate-papo bem interessante com Yuri Correa, crítico de cinema e dono do site Classe de Cinema. Também contamos com a presença de Leticia Delicor, blogueira, comadre das Letras e dona do site Lê Lido Lendo, juntamente com Fábio Henckel, escritor gaúcho de Oxz e o Clã, cujo a sua base de inspiração é o mundo bruxo de J.K. Rowling.
Eles falaram sobre Harry Potter and The Cursed Child, comentaram sobre Animais fantásticos e onde habitam e suas perspectivas sobre o filme versus livro, os filmes e livros favoritos de cada um.
Também falaram sobre um tema muito importante com Fábio Henckel, a criação de mundos para literatura e sobre a história de seu livro. Fiquei bem interessada em seus trabalhos e em suas teorias do processo de criação. É muito importante o público geral saber como funciona o outro lado do livro. Não é apenas sentar com o Chico Xavier no corpo e escrever.
Enfim, foi um talking recheado com informações úteis e agradáveis.
CORAL DA UFRGS
Para mim foi o momento mais esperado do dia ~ depois do lançamento do livro, claro ~. O Coral da UFGRS está completando cinquenta e cinco anos e ele nos deu esse grande presente de nos fazer ouvir duas músicas fantásticas da trilha sonora dos filmes.
O Maestro Lucas Alves puxou a sua varinha e… peraí. Varinha? Sim! Ele conduziu o coral usando uma varinha. O público adorou!
A primeira foi In Noctem de Nicholas Hooper. Essa é uma track que não consta na versão oficial do filme juntamente com algumas cenas do Harry Potter e o Príncipe Mestiço. Achei bem interessante eles terem trazido essa música porque isso mostra que houve uma grande preocupação em trazer canções que realmente tivessem carga significativa para o público.
A segunda foi Double Trouble de John Williams. Essa é a segunda canção mais conhecida dos filmes com toda a certeza. Só perde para o tema oficial. Foi de arrepiar ouvir os aplausos do público no final. Todos pediram biz! E a canção mais uma vez foi cantada pelo coral.
Como estava no fundo, não consegui ouvir muito bem as partes com tom baixo, mas não foi uma experiência ruim. Acredito que o número alto de pessoas em conjunto com suas vozes e ruídos atrapalharam também só que se o som estivesse amplificado seria melhor.
CONSIDERAÇÕES
A Armada Hogwarts me informou que cerca de seis mil pessoas passaram pelo Potter Experience no final de semana. Com certeza não faltou fãs ansiosos e animados por lá.
Foi um evento muito bem organizado. É bonito de se ver pessoas se reunindo em prol de um amor maior que fez e faz a cabeça de todos sem importar a idade. Parabéns a todos os envolvidos!
E se você gostou das imagens e quer usá-las, por favor coloque a fonte daqui do blog.
E se você ainda não conferiu a minha resenha do Os Contos de Beedle, O Bardo. Confira aqui.
Por hoje é isso pessoal,
Até mais!